O Bullying (violência física ou psicológica ocorrido repetidas vezes no colégio) tem se tornado um tema comum de debate em vários segmentos sociais. O crescimento da prática tem mobilizado uma série de eventos e projetos sobre o tema. É o caso do projeto “FAÇA AMIZADES, BULLYING NÃO” criado por Elisandra Pauleli. Segundo ela, o projeto foi idealizado com o objetivo de divulgar o tema bullying, e envolver adultos e crianças, no espírito de utilizar a AMIZADE e outros valores essenciais para convivência humana, no apoio ao combate contra esse mal social, e criar um ambiente que propícia convivência pacífica. Na maioria das vezes, mesmo que a criança não entenda direito o que é Bullying, mas saiba que o respeito e a amizade e outros valores, é que torna um ambiente favorável para convivência, o projeto realizará uma parte de sua missão.

 

Dentro dessa proposta, foi realizado em Rio Claro, em 2011 na Faculdade Asser e 2012 na Faculdade Anhanguera, o I e II  Fórum de Debates que teve como tema “FAÇA AMIZADES, BULLYING NÃO”. O evento foi promovido em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB de RC, ONG Mira Terra e da AJA (Associação Juventude Ativa).

 

“Essa união nasceu com o intuito de orientar as crianças, jovens e adolescentes contra uma das formas de violência mais praticadas e que gera grandes problemas futuros para a vida de uma pessoa: o bullying”. Comenta Elisandra.

 

Em Janeiro de 2014, a idealizadora do PROJETO FAÇA AMIZADES, BULLYING NÃO; Elisandra Pauleli, lança pela Editora Portuguesa Chiado, o livro infantil Betinho, O Porquinho Cenógrafo, que retrata o bullying com praticas altruístas e responsáveis, com seu direito a lançamento na livraria Eureka, sendo esta transferida para livraria LUMOS no Shopping Center Rio Claro.

Ela conta que em maio/2016 firmou parceria com a revista Rio Claro On Line, com o objetivo de criar a Campanha Faça Amizades, Bullying Não. A ideia com essa Campanha é motivar crianças e adultos praticar valores como a AMIZADE, a SOLIDARIEDADE, o ALTRUÍSMO, o RESPEITO e o AMOR AO PRÓXIMO, valores como esses e outros que combatem o BULLYING.

 

Valores provocam um ambiente de colaboração entre indivíduos, que transforma o ambiente de convivência de escolas e lares. Adquirido o respeito reciproco e praticando valores dirigidos a todos os ambientes do indivíduo, podemos até arriscar, que a convivência harmoniosa possa se tornar um hábito constante na vida. Sendo assim se tornando naturais, os valores que se perderam com o tempo, que nunca foi aprendido ou assimilado. Essa é uma atitude que somente a teoria não gera resultados, mas sim tentando ser um exemplo, e praticando é que gera resultados concretos.

 

Então, conforme esses princípios e devido à tragédia que houve em nossa cidade, a proposta é arrecadar alimentos, materiais de higiene e limpeza para a entidade CASA DE NOSSA SENHORA, localizada em Rio Claro – SP, atingidos pela chuva de granizo ocasionado vários estragos, como cita os meios de comunicação e averiguados.

 

E para as pessoas que participarem da Campanha, cumprindo as regras e doarem os mantimentos e produtos em geral, terão o direito de participar do sorteio do LIVRO INFANTIL: BETINHO, O PORQUINHO CENÓGRAFO, por ELISANDRA PAULÉLI.

 

Os interessados em participar podem acessar a página do facebook: Betinho, O Porquinho Cenógrafo @betinhooporquinhocenografo ou Projeto Faça Amizades, Bullying Não.

 

Entre em contato através do Email: contato@betinhooporquinhocenografo.com.br